Homenagem ao Moraes Moreira

Quem conhece o Stjepan Hauser? O isolamento social pode ser proveitoso quando buscamos, pacientemente, coisas para nos ajudar a passar o tempo. Exercitando esse direito, que ainda não nos foi tirado, descobri no YOUTUBE essa figura bastante interessante com apresentações sensacionais. Stjepan Hauser é um violoncelista croata. Atualmente ele toca junto com Luka Šulić no 2Cellos. 27 de abril 2020 “Alone/Together” em Arena Pula, cidade de Pola – Croacia. Concerto em homenagem aos que mantém serviços essenciais de apoio à vida durante a pandemia de corona vírus. Vale a pena ver.

Reproduzir vídeo

HAUSER - Ave Maria

Assistindo e ouvindo com muita atenção me lembro de uma figura singular da nossa música que se foi dessa para melhor, mudou-se para o andar de cima e não foi devidamente homenageado. O faço, agora, colocando uma das pérolas desse violoncelista sensacional. É natural que nem todos o considerem assim! Uma coisa que nos diz que atingimos um ponto importante na nossa trajetória aqui na terra é quando percebemos que aquela célebre pergunta de um comercial de TV, “o que seria do amarelo se todos gostassem do vermelho?” é verdadeira. Verdade insofismável que indica que estamos num novo nível de maturidade nessa nossa vida terrena. É verdade, devemos atentar para essa verdade. Quando ouço alguém indicando qualquer coisa, por exemplo, um filme. “Não perca é fantástico” me pego a pensar que é uma realidade a existência de pessoas de diversas culturas, valores, hábitos, maneiras, individualidades, independentes que se mostram únicas em suas decisões.

Mas, voltando ao que importa nesse pretensioso post, me volto para identificar a figura mencionada anteriormente. Moraes Moreira! Viajo, sem sair do lugar, para o inicio dos anos setenta do século passado. Nessa época trabalhava com meu pai numa padaria de nossa propriedade localizada no bairro do Porto da Barra, bem em frente às balaustradas. Nossa padaria ficava entre o hotel do Didi (onde estavam hospedados) e a butique 503 Modas & Artes cujas edificações, incluindo a nossa, pertenciam a uma família de descendentes espanhóis ou portugueses, não lembro bem. De repente adentram na padaria, lá pelas quatro da madrugada, um grupo barulhento para comerem pão com sardinha e leite. Mais tarde os reconheço como uma parte, quase todos, integrantes do grupo “Novos Baianos”. Lembro bem de um deles que ficava o dia inteiro para lá e para cá em frente a uma loja de discos chamada “A Modinha” localizada em uma das várias lojas existentes no Grande Hotel da Barra. Esta figura, mais tarde, conheci como o Moraes Moreira compositor e cantor desse grupo. A todo instante entrava na loja de discos e pedia para meu amigo funcionário que, lembro bem, parecia uma figura de índio saída dos livros de história do Brasil , colocasse seu disco que recentemente havia sido lançado na praça. E ficávamos a escutar: preta, preta pretinha.

Isso mesmo pessoal, o Moraes iniciando sua brilhante carreira. Mas, porque devemos homenagear, particularmente, essa figura emblemática surgida no universo do circo baiano? Até aquele momento a musica brasileira era algo inexistente e entulhada de versões cujo autor era solenemente falado pelos locutores do rádio: versão do Rossini Pinto. Era só o que existia na nossa música. Uma pobreza medonha. Desse momento e diante essa música do Moraes estoura em todo país dando inicio a uma nova era na música desse país.

Diante de uma figura espetacular, como essa, porque homenagens não foram feitas por seus colegas cantores e/ou compositores desse imenso Brasil? Fica ai uma pergunta a ser respondida pelos diversos meios de comunicação que se fizeram grandes graças, em grande parte, a essa figura possuidora de talentos difíceis de igualar!

Somos um povo assim! De repente uma figura do nosso imenso circo se vai e a grande mídia passa horas, dias, semanas lhes prestando diversas homenagens, merecedoras, mas distantes do merecimento do Moraes Moreira.

ACESSÓRIOS FEMININOS
GRANDES OFERTAS
TUDO PARA SUA CASA

Eu gosto de ver e houvir tanto quanto

Reproduzir vídeo

Novos Baianos - Preta Pretinha ("Acabou Chorare - Novos Baianos Se Encontram) [Vídeo Oficial]

SUA LISTA DE DESEJOS
PROMOÇÕES
NOVO USUÁRIO GANHA PRESENTES

Deixe uma resposta